quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O que faz um RP?

Muitas pessoas ainda não tem noção exata do que faz um profissional de RP, mesmo com essa profissão tão em alta no mercado atualmente.

Ao longo da semana estaremos entrevistando alguns profissionais da área. E o nosso primeiro entrevistado é o Fabiano Marçal Estanislau, especialista em Comunicação Popular e Comunitária e graduado em Comunicação Social/Relações Públicas, ambos pela Universidade Estadual de Londrina.
Atualmente trabalha na Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, coordenando o Programa de Educação Corporativa, desenvolvendo projetos na área de comunicação interna, redes sociais, assessoria de imprensa e fale conosco. Atuou mais de 7 anos no terceiro setor, possui experiência nas áreas de comunicação, produção cultural e educação.
                                 

- O que é ser Relações Públicas?
É ter o desafio de desenvolver ações voltadas a fortalecer positivamente os conflitos entre os públicos.

- Porque você escolheu essa profissão?
Primeiramente porque tenho uma característica em ser diplomático. Sempre busco ouvir os vários lados e versões de algo e procuro uma solução em que todos saiam satisfeitos. E isso é inerente à profissão.

- Possíveis campos de atuação de um RP?
Todos, com certeza. Eu mesmo ja atuei em movimentos sociais, ONGs, produções culturais, setor público. As RR.PP, são uma profissão versátil e adaptável, portanto, o profissional tem que saber utilizar as ferramentas e criatividade para trabalhar nos diversos setores, organizações e projetos.

- Possíveis dificuldades que um RP pode enfrentar?
Várias organizações e pessoas ainda não enxergam a comunicação como um elemento fundamental para o desenvolvimento das atividades e serviços de seu trabalho. Por isso a primeira coisa a fazer é conhecer o pensamento dos dirigentes e construir um discurso de convencimento. Com o apoio deles, o seu trabalho já se concretizou em 50%.
Outro aspecto bem evidente da profissão é o resultado. Com nosso foco é relacionamentos e pessoas- trabalhamos mais com resultados qualitativos e quantitativos-, nossos esforços somente são mensurados em médio ou longo prazo. Isso pode desistimular um pouco o profissional e os públicos. Portanto é essencial que tenhamos isso em mente, para sempre estarmos motivados.

- As características de um bom RP?
Não gosto muito de discursos com receitas do que é certo ou errado. Portanto, indicarei pontos em que podemos nos guiar:
 -Visão: holística e interdisciplinar, buscando interagir com as várias áreas do conhecimento;
-Conciliador: sempre busque ouvir as pessoas e apresentar uma solução harmônica;
-Observador; a pesquisa é a base de tudo. É sempre bom andar por todos os lados, conversar com todo mundo, sempre almoçar com gente diferente. Na informalidade, você detecta a visão de pessoas sobre a organização;
-Pro ativo: a gente sempre enxerga defeito em tudo. Mas a maioria das pessoas não apresenta soluções. É um diferencial, quem aponta a falha e mostra os caminhos para consertá-las. Idéias são sempre proveitosas.


Gostariamos muito de agradecer ao Fabiano Marçal, por toda a atenção. Obrigada.

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